Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.
Nessa concepção durkheimiana – também chamada de funcionalista –, as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana. "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios – sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento – que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela", escreveu Durkheim.
Essa teoria, além de caracterizar a educação como um bem social, a relacionou pela primeira vez às normas sociais e à cultura local, diminuindo o valor que as capacidades individuais têm na constituição de um desenvolvimento coletivo. "Todo o passado da humanidade contribuiu para fazer o conjunto de máximas que dirigem os diferentes modelos de educação, cada uma com as características que lhe são próprias. As sociedades cristãs da Idade Média, por exemplo, não teriam sobrevivido se tivessem dado ao pensamento racional o lugar que lhe é dado atualmente", exemplificou o pensador.
Durkheim e a educação: padrão social

Sala de aula na França: adultos como
responsáveis pela socialização dos jovens.
Foto: Bert Hardy/Getty Images
responsáveis pela socialização dos jovens.
Foto: Bert Hardy/Getty Images
Fonte:
______________________________________________
De que maneira nós, como futuros professores, poderemos utilizar os PCN's no ensino da ciência sem "moldar" os nossos alunos? De que maneira iremos seguir um "padrão" sendo tão revolucionários como deseja o nosso coração?
Ora meus caros! Ser professor é mais difícil do que imaginamos. Ter que conciliar tarefas incombináveis será parte da nossa rotina. Lembrando sempre: Estamos formando seres humanos!
Quer tarefa mais divina que essa?

Parabéns meninas, lindo
ResponderExcluiro blog!
Muito importante tua colocação a respeito da formação de seres humanos.
ResponderExcluirCom certeza é preciso observação, estudo e prática, principalmente, em relação a formação de conduta diante de todo este caos que estamos vivendo na sociedade atual.
É um grande desafio, mas mãos a obra!!